Resumo: Por volta de 1934, em Los Angeles, o dono de uma loja de brinquedos queixou-se ao diretor de uma Escola Municipal, que as crianças estavam roubando brinquedos. O diretor chegou à conclusão de que isto acontecia porque as crianças não tinham com o que brincar. Assim, iniciou um serviço de empréstimo de brinquedos como recurso comunitário. Porém, foi na Suécia, em 1963, que esta ideia foi mais desenvolvida. Com objetivo de emprestar brinquedos e orientar às famílias sobre como poderiam brincar com seus filhos.
No Brasil começou a ser desenvolvido a partir da necessidade de ajudar a estimular crianças deficientes. Apenas em 1981 foi montada a primeira brinquedoteca do país, a Brinquedoteca Indianópolis, em São Paulo.
Introdução
A palavra brincar origina-se do latim vinculum, que significa união, laço, sendo uma atividade fundamental entre as crianças. Através de brincadeiras, desenhos, jogos, elas podem se divertir usar a imaginação, desenvolver a criatividade e percepção, linguagem e curiosidade, aprimorar a concentração e atenção, além de contribuir para a saúde física, emocional e intelectual.
Objetivos
Evidenciar a importância do brincar e das atividades lúdicas na infância;
Fornecer subsídios e orientação para o local e pessoas responsáveis;
Defender o direito das crianças a uma infância saudável e digna.